segunda-feira, 4 de julho de 2011

MANIFESTO PELA PAZ “A JUSTIÇA E PAZ SE BEIJARÃO”

MANIFESTO PELA PAZ
“A JUSTIÇA E PAZ SE BEIJARÃO”
 Salmo 85, versículo 10.
A história da luta pelos direitos fundamentais dos homossexuais no Brasil, é uma história que se confunde com a luta pela democratização no Brasil. Nos anos de ditadura militar, ações encabeçadas por torturadores e delegados fizeram da homofobia uma política de segurança pública que, infelizmente, contou com respaldo de uma parcela da sociedade.
Nessa época, não só os homossexuais, mas todos aqueles que queriam um país com liberdades e principalmente, com liberdade de expressão, eram presos, torturados e assassinados. Alguns continuam desaparecidos até hoje.
Felizmente, a ditadura acabou, a sociedade se organizou e lutou pelas Diretas-Já e pela democracia.
Os anos se passaram e apesar das conquistas, ainda não alcançamos a tão sonhada sociedade justa e igualitária. A luta pela democracia é uma vigilância eterna.
Nos últimos 5 anos, aumentou em 113% o número de pessoas assassinadas, vítimas da homofobia. Sim, a homofobia mata!
No ano passado, a região da Avenida Paulista, palco da Parada do Orgulho LGBT, se tornou também cenário de manifestações homofóbicas cruéis e violentas contra lésbicas, gays, bissexuais, travestis e transexuais. Outros cidadãos como os nordestinos também foram vítimas de agressões no mesmo lugar, que deveria ser símbolo da convivência pacífica entre os diferentes em nossa cidade.
Todo brasileiro tem seu direito à segurança garantido pela constituição. Porém, a cultura da violência tem tornado nossa sociedade mais dura, triste e egoísta.
Acreditamos que é possível conviver pacificamente com nossas diferenças, garantindo os direitos de todos, inclusive das minorias. Essa é a sociedade democrática que queremos e lutamos!
Uma democracia com justiça e paz só será possível quando for cumprido o princípio constitucional de um Estado laico.
O ano de 2011 deve ser um novo começo para nós. Juntas e Juntos podemos transformar a intolerância em respeito, o ódio em amor, a violência em paz.
E é por essa razão, que ativistas de direitos humanos, ex-presos políticos, religiosos contra a homofobia, homens, mulheres, pessoas com deficiência, ativistas pela paz, LGBT e os 3 milhões de pessoas nessa parada estão unidos em fazer desse país, um Brasil melhor, democrático, laico e digno de sua população.
ASSINAM:
APOGLBT – Associação da Parada do Orgulho GLBT de SPColetivo de Feministas LésbicasComissão da Diversidade Sexual e Combate a Homofobia da OAB/SPFrente Paulista contra a HomofobiaGATTA – Grupo Ativista de Travestis, Transexuais e Amig@sGrupo ELES – Encontro, Liberdade, Expressão e Sexo SeguroGrupo Tortura  Nunca Mais –SPInstituto Sou da PazKOINONIA Presença Ecumênica e ServiçoPastoral da AIDS, Regional Sul 1Pastoral da DiversidadeRede Afro LGBTColetivo LGBT 28 de JunhoRede Ecumênica de Enfrentamento ao HIV 

Nenhum comentário:

Postar um comentário